quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Diz a lenda que quem observar uma borboleta amarela terá mil anos de felicidade".

Borboleta símbolo da transformação
Começo no chão, depois na solidão de sua prisão
E como prêmio a liberdade de voar
Espalhando cores e formas
Evidenciando a inspiração divina
A beleza da vida
A Leveza de viver
O aroma da vida
A inspiração do poeta.
( Herculano)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bandeira hasteada na praia de Gamboa do Morro - Cairu - Bahia- Brasil




Uma metade que representa um inteiro

Quem disse que é preciso um todo para amar

Na metade lhe reconheço por inteira

Não necessito lhe avistar por inteira para saber que existe

Reconhecendo sua metade, sei que me reconheces por inteiro  
A metade é um inteiro para quem ama

(Heredas -1963)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cogumelo



Os cogumelos são estruturas macroscópicas produzidas por alguns fungos durante a reprodução sexuada, e que têm uma função semelhante aos frutos, ou seja, a produção, protecção e dispersão dos esporos.

Estas estruturas são bastante curiosas e misteriosas, porque surgem, normalmente, após grandes chuvadas e quando a temperatura é favorável, e desaparecem rapidamente. Para além disso, apresentam diferentes formas, tamanhos, cores, cheiros e texturas, que irão favorecer o processo de dispersão dos esporos.
 
A dispersão dos esporos poderá ser feita pelos animais ou pelo vento. Os cogumelos vistosos, com cheiros fortes e sabores apetitosos atraem os animais, que os comem e transportam os esporos no interior ou exterior do corpo, e os cogumelos menos exuberantes, com formas mais simples, adaptam-se melhor a uma dispersão pelo vento.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim






A imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi trazida em razão de uma promessa feita pelo capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, que, durante forte tempestade prometeu que se sobrevivesse traria para o Brasil a imagem de sua devoção. Assim, em 18 de abril de 1745, foi trazida de Setúbal, terra natal do capitão, e abrigada na Igreja da Penha até o término da construção da Igreja do Senhor do Bonfim. Em 1754, a parte interna da Igreja do Senhor do Bonfim foi finalizada e as imagens transferidas para lá em procissão, onde foi celebrada missa solene.

Todos os anos realiza-se a Lavagem do Bonfim, na escadaria da igreja, onde baianas lavam com água de cheiro e muita festa os seus degraus. Tudo começa com uma procissão desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, até ao Bonfim. Uma grande massa humana acompanha a festa.

Vendida em diversas cores, a Fita do Senhor do Bonfim possui um lado que poucos conhecem: cada cor simboliza um Orixá. Verde escuro para Oxossi, azul claro para Iemanjá, Amarelo para Oxum… Seja qual for a cor, a fita possui uma representação simbólica, estética e espiritual típicas das raízes africanas da Bahia.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Zoológico de Salvador - Bahia

O Zoológico de Salvador começa a ser construído no século XIX, quando o suíço Frederico Meuron recebe a Fazenda Areia Preta (antigo nome do bairro de Ondina) como indenização pelas perdas na Batalha de Pirajá. Passados alguns anos, Frederico muda-se para o Solar do Unhão e a fazenda entra em um longo processo de abandono.


Até que Francisco Ariane implanta uma locomotiva que partia do Campo Grande em direção ao Rio Vermelho. Nesta mesma época, começam algumas atividades zoobotânicas nas proximidades e, depois, é construído um orquidário no Parque de Ondina.

Aproveitando a topografia favorável do antigo sítio e a beleza da paisagem ao redor, em 1958 através do Decreto Estadual nº. 17.481 é inaugurado o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, atendendo aos desejos da população soteropolitana e atraindo milhares de turistas ao longo dos anos.

Hoje, o Parque está vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – SEMA. Sua área verde é de aproximadamente 250.000 m2, devido à incorporação do remanescente secundário de Mata Atlântica, conhecido como Mata do Zoo. Este cenário de grande beleza natural pode ser visto pelo visitante ao circular pelos 3.000 m de pista de passeio do parque.

O Zoo é uma opção de lazer e refúgio ecológico no centro de Salvador, reservado para atividades preservacionistas e educacionais com foco especial às espécies ameaçadas de extinção e pertencentes a fauna brasileira. De um total de 152 espécies que atualmente habitam o parque, 141 pertencem à fauna brasileira e 11 à fauna exótica silvestre.

Atividades de preservação e reprodução das diferentes espécies animais são realizadas no Zoo, além de ações de conservação e enriquecimento do fragmento de Mata Atlântica, de paisagismo, de ambientação de recintos e, em especial, de educação ambiental.

O Zoológico de Salvador é hoje um centro de referência e base de apoio a pesquisas de fauna e flora. Entre as suas principais atrações estão os 1.225 animais, distribuídos em 86 espécies de aves, 38 espécies de mamíferos e 28 espécies de répteis.

Fonte: http://www.zoo.ba.gov.br

Hipopótamo - Zoológico de Salvador - Bahia



Felinos - Zoológico de Salvador - Bahia


Aves - Zoológico de Salvador -Bahia







Anta - Zoológico de Salvador - Bahia


Ratão do Banhado - Zoológico de Salvador -Bahia



Jacaré - Zoológico de Salvador -Bahia



Ursos - Zoológico de Salvador -Bahia




Zoológico de Salvador - Bahia



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Canto ao homem do mar..







Minha jangada vai sair pro mar

Vou trabalhar, meu bem querer

Se Deus quiser quando eu voltar do mar

Um peixe bom eu vou trazer

Meus companheiros também vão voltar

E a Deus do céu vamos agradecer

Adeus, adeus

Pescador não se esqueça de mim

Vou rezar pra ter bom tempo, meu bem

Pra não ter tempo ruim

Vou fazer sua caminha macia

Perfumada de alecrim

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hibiscos - beleza efêmera




Semelhante a uma taça, a flor hibisco tem uma forma original e harmoniosa. Pode ser branca, rosada, amarela ou vermelha

Recebeu os nomes comuns de graxa-de-estudante ou graxa-de-soldado, pois suas flores eram usadas para engraxar sapatos, deixando-os bem brilhantes.

É a flor símbolo do Havaí, onde existem cerca de 5000 variedades. Em muitos países, sobretudo os africanos, faz parte da gastronomia. As folhas e flores de Hibiscus sabdariffa L. (vinagreira), podem ser usadas cruas ou refogadas, na forma de sucos, chás, geléias e saladas.

Segundo o horóscopo das flores, os nascidos sob o signo de hibisco (24/4 a 10/5), são pessoas originais, abertas a novas experiências, organizadas e extremamente comprometidas com o aprimoramento pessoal. Gostam de manter um convívio social amplo, são vaidosas e se preocupam em obter o reconhecimento dos outros